David Alcalay
Badajoz, Espanha
"Como principal vantagem, ressalto a pequena dimensão da cidade, sendo possível percorrê-la a pé, e possui um lindo rio que a divide em dois.
O Campus da Universidad de Extremadura é bastante extenso e conta com muitos alunos, o que torna Badajoz uma cidade bastante universitária.
O alojamento é extremamente barato, porém os dormitórios universitários são escassos, podendo ser necessário arrendar quartos em apartamentos. Recomendo procurarem alojamento o mais cedo possível e que se integrem no grupo de Erasmus, para fazerem amigos e talvez até futuros colegas de casa."
Esclarece as tuas dúvidas e curiosidades sobre este destino:
Leonor Almeida
Rio de Janeiro, Brasil
"O meu nome é Leonor Almeida, estive no Rio de Janeiro no primeiro semestre de 2022/2023, e foi a melhor experiência da minha vida! O Rio de Janeiro é de facto uma cidade maravilhosa, vivi um semestre na Praia de Ipanema com um côco na mão, fiz cadeiras interessantes e ainda consegui fazer voluntariado durante os 5 meses que lá estive. Se pudesse repetia a experiência mil vezes, mas não é tudo arco-íris, é um país com muitos conflitos políticos e sociais, existe um fosso gigante entre as classes sociais e é preciso ter em mente esta realidade. Qualquer dúvida que eu não tenha esclarecido no áudio não hesitem em contactar-me!"
Esclarece as tuas dúvidas e curiosidades sobre este destino:
João Bilau
Roma, Itália
"Olá, sou o João e fiz Erasmus em Roma na UNIROMA3. As principais vantagens são que as notas obtidas foram boas e com baixo grau de dificuldade, boa vida noturna, muitos portugueses e alunos de Erasmus na cidade, boa gastronomia, bom local de Itália perto da costa Amalfi e de muitas outras cidades. Algumas desvantagens foram os problemas iniciais de secretaria porque muitas pessoas de idade mais avançada não sabiam falar muito bem inglês e o custo de vida é algo elevado.
Os custos associados foram 600 euros de casa sendo que é possível com muita antecedência, arranjar por 400-500 euros, 200 euros de comida por mês (supermercado) e ainda os custos variáveis para sair à noite (0-10 euros de entrada), comer em restaurantes, etc. Recebi uma bolsa no valor aproximado de 1950 euros.
No geral recomendo imenso a cidade de Roma, adorei a experiência desde o início ao fim, tive a possibilidade de ter uma vida equilibrada entre estudos e lazer, fiz muitas amizades e viajei por diversos sítios."
Matilde Rodrigues
Vigo, Espanha
"Vigo é uma cidade super bonita, no centro ainda se vê muita arquitetura antiga e trabalhada, tem mar e tem montanha. Não é de todo uma cidade principal de Espanha e não se compara ao movimento de Lisboa, no entanto tem tudo, entretenimento diário e noturno, supermercados e serviços. Vai-se a qualquer sítio a pé, fortalece bastante os gêmeos pois em qualquer rua, há uma subida. Verifica-se muito a cultura galega e as parecenças com a região do Minho. É uma cidade muito tradicional e orgulhosa da sua cultura. Na maioria dos sítios falam castelhano e nem todas as pessoas no atendimento ao público falam inglês, é sempre uma mais valia aprender a língua.
Não é de todo uma cidade cara, é bastante similar a Portugal.
Recomendo Vigo tanto pelo que a cidade tem para oferecer, como pelo benefício de para nós portugueses, apreender espanhol torna-se fácil e útil, pela faculdade que tem um sistema de ensino muito otimizado ao estudante, pela natureza, eventos culturais e é uma cidade calma, seja de dia ou de noite, nunca me senti insegura ou que necessitasse de companhia para ir até certo lado.
Para quem é fã de Natal, Vigo é das cidades que mais vi viverem essa festividade, existe um countdown, a meu ver bastante cedo, para toda a colocação de enfeites, luzes, bancas, estátuas, tudo o que fosse alusivo ao Natal, esta cidade é doida com tudo isso."
Esclarece as tuas dúvidas e curiosidades sobre este destino:
Guilherme Correia
Nancy, França
"Nancy é uma cidade não muito grande mas também não muito pequena, tem várias faculdades logo trata-se de uma cidade bastante jovem e dinâmica.
A faculdade em si é bastante pequena, trata-se de um pequeno edifício, o que faz com que seja um ambiente bastante familiar, os alunos franceses têm alguma dificuldade em integrar estudantes estrangeiros no início, mas aos poucos vão se abrindo, é sempre bom participar no máximo de atividades/festas por eles organizadas.
O alojamento foi uma residência com um custo superior a 400 euros (quarto com casa de banho privada e pequena cozinha), existindo sempre a possibilidade de te candidatares a uma bolsa da CAF que te cobre 40% do custo mensal de alojamento. Refeição é 3,5€ nas cantinas que existem pela cidade.
Não é a melhor cidade para viajar, mas dá sempre para visitar algumas cidades à volta de Nancy e no período de férias de 2 semanas que existe a meio do semestre é sempre possível viajar para cidades de outros países.
Relativamente a festas, o ESN em Nancy não pareceu tão dinâmico como o de outros países, iam organizando algumas festas com pouca afluência dos estudantes de Erasmus, mas sendo uma cidade universitária, dá sempre para descobrir festas noutras faculdades e existem várias discotecas e bares onde se pode passar uma boa noite.
Recomendo esta experiência, apesar das dificuldades, especialmente com a língua, é sempre algo que nos faz sair da zona de conforto e evoluir enquanto pessoa. O contacto com outras culturas é sempre enriquecedor. Eu repetiria e foram 6 meses que me marcaram de maneira bastante positiva e irão sempre fazer parte da minha vida académica."
Esclarece as tuas dúvidas e curiosidades sobre este destino:
António Covas
Emden, Alemanha
"Ir para Emden tem as vantagens de que tem disciplinas fáceis e pessoas muito simpáticas, que ajudam e fazem boas festas. Tem a desvantagem de que não é uma cidade grande e temos q andar 2h de comboio para ir sair a noite para Bremen.
Custos são parecidos com Portugal, até pagam menos a nível de vida noturna, mas para restauração largam uma boa nota.
Recomendo bastante"
Contacta-nos!